Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Paródias e contação de história: formas lúdicas de ensinar parasitologia no ensino superior

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.9771/cmbio.v18i1.27390

ISSN

2236-5222

Autores

Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Raquel Matoso Freire, Lucas Oliveira Sibellino, Lydia Dayanne Maia Pantoja, Catarina Joelma Magalhães Braga, Gislei Frota Aragão,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

<p><strong>Introdução: </strong>Embora a parasitologia seja de grande importância para o entendimento da relação dos seres humanos com o meio e com outros seres, seu estudo é encarado com baixa motivação devido às poucas metodologias ativas empregadas em seu ensino. Dessa forma, é importante buscar práticas pedagógicas inovadoras, favorecendo a formação de profissionais críticos e mais bem preparados para a vida profissional. <strong>Objetivo: </strong>Relatar a experiência da utilização de ferramentas lúdicas como metodologias ativas no ensino de parasitologia no curso de Medicina da UECE. <strong>Metodologia: </strong>Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa descritiva exploratória, do processo de construção e aplicação de estratégias pedagógicas. Foram utilizadas duas paródias e uma história com as quais foram repassados diversos conteúdos relacionados a parasitas e suas parasitoses, facilitando, assim, o aprendizado. <strong>Resultados: </strong>As estratégias desenvolvidas foram duas paródias, uma sobre filariose e outra sobre esquistossomose, além de uma história acerca da “Tênia Anã”. Nas metodologias utilizadas foram debatidos diversos assuntos, como ciclos de vida, epidemiologia, clínicas de cada parasitose, seus diversos tratamentos e aspectos específicos de cada parasito. Assim, observou-se, através de depoimentos espontâneos dos discentes, a aceitação positiva das estratégias de utilização de paródias e contação de história para apresentação de conteúdos em parasitologia. <strong>Conclusão: </strong>Essas estratégias ativas mostraram-se importantes instrumentos que auxiliam o aluno a deter os conhecimentos básicos sobre parasitologia, pois permitem que esse processo se torne agradável e de fácil acesso, viabilizando sobremaneira a construção dos saberes. <strong> </strong></p>

Referência(s)