Artigo Acesso aberto

Cinema, Educação e Sociedade. Apresentação

2019; Q87246323; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.7195/ri14.v17i2.1423

ISSN

1697-8293

Autores

Pedro Alves, Daniela Melaré Vieira Barros, Maurício Bittencourt Marques,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O cinema autoriza múltiplas formas de representar e interpretar a realidade. Além de permitir a fruição estética, significa também uma oportunidade para pensarmos e refletirmos sobre o real. Sob o ponto de vista educativo, assume-se como fonte relevante para desenvolver capacidades críticas, estéticas e criativas, além de contribuir para a aquisição de conhecimentos e competências curriculares e vitais. Sob um prisma social, contribui para a discussão de perspetivas, ideais e comportamentos, alimentando a pertença ou a diferenciação entre indivíduos, grupos e comunidades. Assim, o cinema mostra-se como um ator e agente incontornável nas negociações entre o homem e o seu mundo, permitindo diálogos, expressões e experimentações da realidade que alimentam o progresso, a mudança e a reflexão sobre quem somos, de onde vimos e para onde vamos.

Referência(s)