
Memórias contra-hegemônicas e educação para as relações étnico-raciais: práticas decoloniais em contextos periféricos
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 37; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/2175-795x.2019.e58787
ISSN2175-795X
AutoresCláudia Miranda, Helena Maria Marques Araújo,
Tópico(s)Latin American Cultural Politics
ResumoNossa perspectiva investigativa está influenciada pela possibilidade de análises dialéticas no plano da simultaneidade, e este trabalho parte de uma abordagem que reconhece coexistência epistemológica frente ao tema da história social, política e cultural de setores marginalizados como as populações afrodescendentes no Brasil e no Equador. Alinhadas ao pressuposto da decolonialidade do saber e da Educação para as relações étnico-raciais, tratamos das outras práxis educativas em contextos não formais de educação, dessa vez a partir do Museu da Maré e do Fundo Documental Afro-andino. Ganham centralidade processos de reorientação epistemológica, como legados para os currículos praticados em contextos de invisibilização dos conhecimentos subalternizados. Defendemos outros “giros” e outras percepções sobre memória coletiva com base em uma perspectiva comparada, além de reconhecer a produção realizada como um modo outro de fazer da(s) memória(s), uma peça indispensável na luta social e política, assumindo contranarrativas e outras formas de insurgir.
Referência(s)