Artigo Produção Nacional

Deslocamento ativo para a escola e indicadores antropométricos de obesidade em adolescentes

2019; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18511/rbcm.v27i1.7275

ISSN

2237-9002

Autores

André de Araújo Pinto, Gaia Salvador Claumann, Juliana Araujo Klen, Gabriela Alexandra Pazmiño Márquez, Diego Augusto Santos Silva, Andréia Pelegrini,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Os baixos niveis de atividade fisica e a obesidade entre a populacao adolescente tem requerido estrategias urgentes em saude publica, pois sao potenciais fatores de risco para o desenvolvimento de doencas cronicas nao transmissiveis. O objetivo deste estudo foi comparar os indicadores antropometricos de obesidade em adolescentes considerando diferentes formas de deslocamento para a escola. Trata-se de uma pesquisa epidemiologica, de delineamento transversal, conduzida em 818 adolescentes (375 rapazes e 443 mocas) com media de idade de 16,3±1,0 anos, estudantes do ensino medio em escolas publicas estaduais do municipio de Sao Jose-SC, Brasil. Os adolescentes informaram, por meio de questionario autoadministrado, como normalmente se deslocavam para a escola (a pe – considerado como deslocamento ativo –, por meio de carro/moto ou onibus – analisado como deslocamento passivo). Foram aferidas as medidas de massa corporal e estatura (para calculo do IMC), perimetro da cintura e dobras cutâneas das regioes do triceps e subescapular (considerando-se o somatorio das duas dobras). Empregou-se o teste Kruskal-Wallis para comparar os indicadores antropometricos de obesidade entre os tipos de deslocamento realizados no percurso da residencia para a escola. Os resultados apontaram que os adolescentes que se deslocavam ativamente para a escola apresentaram menores medidas de perimetro da cintura (p= 0,034). Entre os sexos, menores medidas do somatorio de dobras cutâneas e perimetro da cintura foram observadas, respectivamente, entre rapazes (p= 0,043) e mocas (p= 0,009) que se deslocavam de maneira ativa para a escola. Conclui-se que, nos adolescentes investigados, uma composicao corporal mais saudavel foi observada entre aqueles que se deslocavam de maneira ativa da residencia para a escola, o que reforca a importância do deslocamento ativo como um comportamento a ser considerado pelos escolares como forma de melhorar seus niveis de atividade fisica bem como seus indicadores antropometricos.

Referência(s)