Dos projetos sociais aos negócios sociais: um estudo da Rede IndÃgena Solidária de Arte e de Artesanato no Brasil (RISADA)
2017; Servicios Academicos Intercontinentales; Linguagem: Português
ISSN
2254-7630
AutoresKatianny Gomes Santana Estival, João Carlos de Pádua Andrade, Solange Rodrigues dos Santos CorrÃaa, Luiza Reis Teixeira, Élcio Gustavo Benini,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoAs comunidades indAgenas do Sul da Bahia se encontram em condiA§Aµes de extrema vulnerabilidade econA´mica, social e ambiental. Entre as principais atividades que contribuem para a geraA§A£o de renda dessas comunidades destaca-se o artesanato como potencial atividade econA´mica, de preservaA§A£o cultural e socioambiental. Nesse contexto, este artigo teve como objetivo apresentar e discutir o processo de estruturaA§A£o da Rede IndAgena SolidAiria de Arte e de Artesanato no Brasil (RISADA), do projeto ao negA³cio social. Especificamente, buscou-se compreender as principais diferenA§as e potencialidades, na prAitica, entre projetos e negA³cios sociais. Para isso, esta pesquisa utilizou-se de pesquisa bibliogrAifica, documental, pesquisa-aA§A£o e de anAilise do de caso enquanto estratA©gicas de investigaA§A£o. Com base nas anAilises das informaA§Aµes obtidas foi possAvel concluir que existem diferenA§as entre os projetos e os negA³cios sociais. A principal diferenA§a reside na perspectiva da necessidade da existAancia de atividades comerciais que propiciem a geraA§A£o de receitas e consequentemente do lucro, com a garantia do equilAbrio entre os custos e as receitas, da autossustentabilidade financeira e reinvestimento integral dos lucros para a potencializaA§A£o dos impactos sociais. Entre os desafios se destaca a dificuldade de grupos vulnerAiveis, como as comunidades indAgenas, para a autossustentabilidade financeira dos negA³cios sociais, sem a existAancia de doaA§Aµes e/ou subsAdios governamentais.
Referência(s)