
Análise da viabilidade turística e cultural do carnaval de Belo Horizonte (MG)
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 6; Issue: 5 Linguagem: Português
10.34024/rbecotur.2013.v6.6204
ISSN1983-9391
AutoresSolano de Souza Braga, Leandro Martins Vieira,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO carnaval é uma das festas populares mais importantes do Brasil. Em muitas metrópoles do país o evento toma proporções gigantescas, desta maneira, se constitui como um grande produto turístico. Em Belo Horizonte, ao contrário, as comemorações “momescas” não possui a participação que se verifica em outras cidades do mesmo porte. Apesar do esforço da prefeitura e entidades voltadas para a questão turística em proporcionar ajuda financeira e, de certa maneira, infraestrutura para a realização do carnaval em Belo Horizonte, ele evolui de maneira muito tímida, contrariando as expectativas de seus idealizadores. Este trabalho visa a análise de fatos e dados sobre o carnaval e outros eventos na capital de Minas Gerais, a viabilidade dos investimentos públicos para a promoção deles e quais caminhos deverão ser seguidos para a promoção turística na cidade nesta época do ano. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a realização dos investimentos públicos no carnaval em Belo Horizonte e sua importância cultural, turística e para população local. Desta forma, realizou-se um estudo de caso que abrange questões sobre a história do carnaval e turismo cultural. Por fim, chegou-se a conclusão que mesmo com a pouca participação popular, as festas são de grande importância como opção de lazer para as camadas menos favorecidas economicamente que habitam a cidade.
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