Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ser mulher cuidadora de pessoas com deficiência à luz da categoria gênero: reflexões a partir de um projeto de ensino/pesquisa/extensão no campo da educação física

2019; National University of La Plata; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.24215/23142561e072

ISSN

2314-2561

Autores

Erineusa Maria da Silva, Rafaela Bernardes, José Francisco Chicon, Ivone Martins de Oliveira, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O estudo objetiva analisar o ser mulher, cuidadora de pessoas com deficiência, à luz da categoria gênero, a partir de um projeto de ensino/pesquisa/extensão no campo da Educação Física. Os sujeitos da pesquisa foram sete mães dos jovens e adultos com deficiência intelectual participantes do projeto de extensão “Cuidadoras que dançam”. O trabalho de cunho qualitativo utilizou como instrumento para recolha de dados a entrevista semiestruturada com interpretações baseadas nas análises de conteúdo. Conclui que as mães cuidadoras estão nesse lugar por uma construção histórico-cultural e que há uma sobrecarga de trabalho imputada à figura feminina que carece do desenvolvimento de políticas públicas equitativas desse trabalho de cuidado entre o Estado e a família.

Referência(s)