
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERCEPÇÃO DO PRECEPTOR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM HOSPITAL DE ENSINO
2019; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.23925/1809-3876.2019v17i2p574-591
ISSN1809-3876
AutoresLusineide Carmo Andrade de Lacerda, Roxana Braga de Andrade Teles, Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias,
Tópico(s)Palliative and Oncologic Care
ResumoO Sistema de Saúde, no Brasil, passa por transformações nos âmbitos estruturais e políticos e a formação dos profissionais de saúde torna-se primordial para a implementação da reestruturação do modelo de atenção contra-hegemônico ao modelo clínico com novas formas de gerir e cuidar em saúde, com uma aproximação efetiva à população e ressignificará a formação de recursos humanos na saúde. O objetivo do estudo foi compreender a percepção dos preceptores sobre o processo de ensino-aprendizagem e as práticas interdisciplinares no ambiente hospitalar. Estudo descritivo e quali-quantitativo. Utilizou-se a entrevista semiestruturada com 24 preceptores de um Hospital Universitário no interior do Estado de Pernambuco-PE, dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, no período de fevereiro a outubro de 2017. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática, sendo extraídas cinco categorias que foram interpretadas à luz da literatura, a saber: Atuação do preceptor em saúde no processo de preceptoria hospitalar; Percepção do preceptor sobre práticas interdisciplinares e multidisciplinares no processo de ensino-aprendizagem; Ações desenvolvidas pelo preceptor de ensino na perspectiva interdisciplinar; Dificuldades e oportunidades da preceptoria hospitalar na visão do preceptor de ensino em saúde e Sugestões de melhorias apontadas pelo preceptor de ensino em saúde para o processo de ensino-aprendizagem, as quais mostraram que a maioria dos preceptores atuam empiricamente sem uma formação específica para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a compreensão desses saberes é imprescindível à construção de ações que respondam às necessidades pedagógicas desses preceptores no processo de formação de novos profissionais.
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