
Saberes em práticas culturais: condutas e contracondutas no campo da Matemática e da Educação Matemática
2019; Volume: 37; Linguagem: Português
10.24933/horizontes.v37i0.763
ISSN2317-109X
AutoresAlexandrina Monteiro, Norma Silvia Trindade de Lima,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEsse texto tem por objetivo discutir o Campo da Etnomatemática a partir de pesquisas e estudos que mostram a diversidade de entendimento desse movimento no interior do campo da Educação Matemática. Pretendemos problematizar e analisar esse movimento numa perspectiva foucaultiana, a partir do conceito de contraconduta. A importância dessa discussão se amplia pelos usos e apropriações que são feitos por essas discussões – em especial em documentos de políticas públicas as quais tendem a desviar o foco e as ideias que transitam por esse movimento. Nossa discussão irá considerar propostas de pesquisas e estudos que se sobressaíram ao longo desse movimento que vem se fortalecendo desde a década de 1980. Nossa compressão é que sua disseminação foi ocorrendo de forma rizomática, o que nos permite compreendê-lo como um movimento múltiplo. Assim, essa discussão/apresentação pretende problematizar aspectos dessa multiplicidade de propostas por vezes antagônicas considerando o fato de sua raiz emergir no interior do campo estruturalista da Matemática.
Referência(s)