
Perspectivas de avaliação da aprendizagem
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 9; Linguagem: Português
10.35699/2237-5864.2019.2503
ISSN2358-6338
AutoresSheyla Maria Fontenele Macedo,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO artigo objetiva caracterizar como as práticas avaliativas, especialmente no ensino superior, se incrementaram enquanto doutrina, conjunto de dogmas, rituais e ritos, e como a ética do bom senso, de bases reflexiva, sensível e justa, contribui para o desvelamento da real natureza ontológica do ato de avaliar. É de cunho qualitativo, bibliográfico e possui a reflexão como instrumentalização no constructo de seu corpus. Este documento foi problematizado a partir da discussão da avaliação enquanto prática pedagógica reprodutora (doutrinas, rituais, ritos e dogmas), em que se buscaram fundamentos que evidenciam a ética do bom senso como rota para a reversão dessas praxes. Como principal resultado, desvela-se que a ética é temática indissociável ao plano praxiológico da avaliação da aprendizagem, sendo ambas categorias inseparáveis do processo ensino-aprendizagem.
Referência(s)