Artigo Produção Nacional

Entre o popular e o erudito: conjurações fáusticas em Guimarães Rosa e Christopher Marlowe

2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 18 Linguagem: Português

ISSN

1809-3507

Autores

Leonardo Vieira de Almeida,

Tópico(s)

Social and Cultural Studies

Resumo

Vinculado principalmente, segundo o classico estudo de Leonardo Arroyo, A cultura popular em Grande sertao: veredas, a tradicao oral, o suposto pacto com o diabo, na obra de Guimaraes Rosa, tem sua fonte escrita classica mais antiga, no que diz respeito ao mito faustico, na peca de teatro A historia tragica do Doutor Fausto, de Christopher Marlowe. Se o texto do contemporâneo de William Shakespeare tem por base a traducao do livro anonimo, publicado em 1587, o Volksbuch, pelo editor alemao Johann Spies, ele se insere no palco da ambiguidade: Fausto e um exemplum da moral protestante ou sua face prometeica, como simbolo das aspiracoes renascentistas? No caso do opus magnum do escritor mineiro, onde tambem convergem vertentes eruditas e populares do mito, este nao se exila deste terreno da duvida. Porem, se em Marlowe o contrato demoniaco e eleito como hýbris que leva o personagem a sua possivel derrocada pelo concurso com Mefistofeles, em Rosa ha uma desconstrucao da propria ideia de pacto, em que Riobaldo, ser por excelencia dividido, nao exibe marcas evidentes do ritual luciferino, mas sua face fantasmatica, eco do nada e do desregramento.

Referência(s)