Artigo Revisado por pares

As teorias barroca e neoclássica da sátira em Portugal

2019; American Association of Teachers of Spanish and Portuguese; Volume: 102; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1353/hpn.2019.0042

ISSN

2153-6414

Autores

Carlos Nogueira,

Tópico(s)

French Literature and Criticism

Resumo

Em Portugal, as sátiras barroca e neoclássica recuperam a musa pedestre horaciana tão apreciada pela sátira galego-portuguesa e pelo Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, e desse modo ampliam de novo o espectro satírico. Reatualiza-se, no barroco e no neoclassicismo portugueses, a contradição entre os princípios teóricos de moderação linguística e temática e a prática poética, com alguns poetas a não se coibirem de usar os termos mais desbragados e as imagens mais cruas e realistas e mesmo hiperrealistas. Neste artigo, através de um comentário crítico aos tratados poéticos barrocos e neoclássicos portugueses ou divulgados em Portugal que abordam a questão da sátira, procuraremos evidenciar essa incompatibilidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX