Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os ícones do poder disciplinar e a educação colonial brasileira a partir do Serro/MG, de 1759 a 1807

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 19; Linguagem: Português

10.20396/rho.v19i0.8652544

ISSN

1676-2584

Autores

Danilo Arnaldo Briskievicz,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Analisamos a história da educação do Brasil colonial na segunda metade do século XVIII, em especial o contexto do despotismo esclarecido português e suas repercussões na Vila do Príncipe, atual cidade do Serro/MG no período que vai aproximadamente de 1758 até 1807. Investigamos como os fatores externos à Vila do Príncipe como, por exemplo, o terremoto de Lisboa em 1756 e a expulsão dos jesuítas do Brasil em 1759 afetaram a forma de lidar com os subsídios voluntários e, em especial, levantamos o histórico dos impostos serranos para entender o processo de financiamento dos primeiros professores do Norte de Minas Gerais. Contamos a história dos primeiros professores do Serro, seja de primeiras letras, seja de gramática latina. A metodologia de pesquisa intenciona amalgamar o conceito de poder disciplinar e biopoder de Michel Foucault à microanálise histórica, para esclarecer como a educação é afetada pela iconografia do poder do pelourinho, da Real Casa de Fundição do Ouro e do padre, detentora de uma certa pedagogia moralizante da população.

Referência(s)