
Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes
2019; Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.29397/reciis.v13i2.1490
ISSN1981-6286
AutoresThaína Rocha Balbino, Stephanie Ingrid Souza Barboza,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente estudo visa compreender os fatores de influência para a redução do consumo das bebidas açucaradas. Nesse intuito, adotou-se uma abordagem qualitativa, a fim de desenvolver ferramentas de marketing social para a promoção da redução do consumo entre adolescentes. Foram realizadas entrevistas gravadas em áudio, com roteiro semiestruturado, sendo entrevistados onze adolescentes de 16 a 18 anos, variando entre estudantes do ensino médio de instituições públicas e privadas do estado da Paraíba. Os resultados indicaram que os principais incentivos para o consumo são o sabor, preço, praticidade e o assédio dos amigos e familiares que incentivavam o consumo de bebidas açucaradas. Fazendo o uso de ferramentas de marketing social, verificou-se que a conscientização sobre os aspectos negativos da ingestão dessas bebidas, a inserção de ações reguladoras e a exposição dos malefícios contribuem para uma nova consciência sobre o consumo dessas bebidas e a redução do consumo.
Referência(s)