DOBRADURA DO BARCO DE PAPEL COMO RECURSO PARA REVISÃO DE GEOMETRIA PLANA NO ENSINO MÉDIO
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Português
ISSN
2358-8411
AutoresAyandara Pozzi de Moraes Campos, Thamires Belo de Jesus,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste relato de aula investigativa teve por objetivo revisar conceitos da geometria plana com enfase no ensino da soma dos ângulos internos de um poligono convexo, por meio da construcao de um barco de papel. A atividade foi desenvolvida com alunos do 2o ano do Curso Tecnico em Administracao Integrado ao Ensino Medio do Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia do Espirito Santo, durante atuacao como professora substituta no Campus Cariacica. Desenvolvemos construcao e planificacao do barco de papel e por meio da investigacao os alunos foram sendo conduzidos por meio de questionamentos e discussoes para a deducao da formula da soma dos ângulos internos. Os resultados expoem que os alunos reconheceram padroes e abstrairam, sendo possivel a estes generalizar a soma dos ângulos internos de um poligono convexo de n lados atraves da construcao mediada.
Referência(s)