Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O PROCESSO EDUCATIVO DO JONGO NO QUILOMBO MACHADINHA: ORALIDADE, SABER DA EXPERIÊNCIA E IDENTIDADE

2019; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 40; Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302019182040

ISSN

1678-4626

Autores

Rute Ramos da Silva Costa, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

RESUMO: O presente texto é parte de uma pesquisa etnográfica sobre saberes e práticas populares em educação em saúde realizada de 2015 a 2017, no Quilombo Machadinha, e propõe-se a pensar o processo educativo do jongo pela perspectiva da filosofia africana e do conceito de identidade cultural. A primeira parte apresenta o jongo como prática afroancestral, característica dos quilombos do sudeste fluminense. A segunda aponta para os elementos filosóficos afrocentrados dessa dança. A terceira e quarta partes expressam os elementos que compõem o ensino do jongo: linguagem oral, o saber da experiência e a identidade cultural. Por fim, anuncia-se seu potencial de reorientação do ensino formal.

Referência(s)