Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A preservação da água em um objeto de aprendizagem: saberes e possibilidades de ensino

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português

10.14393/er-v26n2a2019-1

ISSN

1983-1730

Autores

Elsbeth Léia Spode Becker, Jussane Rossato, Anderson Luiz Ellwanger,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um Objeto de Aprendizagem (OA) desenvolvido para mostrar o processo de produção de energia a partir da matriz ‘água’, sensibilizar para a sua preservação e registrar possibilidades de pesquisar em educação. O OA é destinado aos alunos do Ensino Básico e foi desenvolvido para complementar conteúdos curriculares sobre o tema envolvendo conteúdos de Física, Matemática e Geografia. A metodologia perpassou pela aprendizagem colaborativa e envolveu a multimodalidade de linguagem a partir da aula teórica, a música, o texto crítico e o OA. O resultado obtido por meio de múltiplas ferramentas mostrou-se eficaz para abordar o tema mostrando possibilidades de reutilização da água nas ações cotidianas dos estudantes. Sobre os saberes e possibilidades de ensino discutidos por meio do OA, a investigação possibilitou atualizar demandas emergenciais para cuidar do planeta e multiplicar as formas de conexão de linguagens e de abordagens no ensino de Ciências. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências; Objeto de aprendizagem; Reutilização da água; Usina hidrelétrica.

Referência(s)