
A preservação da água em um objeto de aprendizagem: saberes e possibilidades de ensino
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português
10.14393/er-v26n2a2019-1
ISSN1983-1730
AutoresElsbeth Léia Spode Becker, Jussane Rossato, Anderson Luiz Ellwanger,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar um Objeto de Aprendizagem (OA) desenvolvido para mostrar o processo de produção de energia a partir da matriz ‘água’, sensibilizar para a sua preservação e registrar possibilidades de pesquisar em educação. O OA é destinado aos alunos do Ensino Básico e foi desenvolvido para complementar conteúdos curriculares sobre o tema envolvendo conteúdos de Física, Matemática e Geografia. A metodologia perpassou pela aprendizagem colaborativa e envolveu a multimodalidade de linguagem a partir da aula teórica, a música, o texto crítico e o OA. O resultado obtido por meio de múltiplas ferramentas mostrou-se eficaz para abordar o tema mostrando possibilidades de reutilização da água nas ações cotidianas dos estudantes. Sobre os saberes e possibilidades de ensino discutidos por meio do OA, a investigação possibilitou atualizar demandas emergenciais para cuidar do planeta e multiplicar as formas de conexão de linguagens e de abordagens no ensino de Ciências. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências; Objeto de aprendizagem; Reutilização da água; Usina hidrelétrica.
Referência(s)