
AS IMAGENS URBANAS TECIDAS EM O RETRATO DE DORIAN GRAY, DE OSCAR WILDE
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Issue: 22 Linguagem: Português
10.13102/semic.v0i22.4123
ISSN2595-0339
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Aesthetics
ResumoRealizamos através deste projeto de iniciação científica um estudo de natureza biobibliográfico que está fundamentado na biografia do escritor Oscar Wilde e de seu único e polêmico romance, O Retrato de Dorian Gray (objeto principal da análise).Com base no material de análise, selecionamos vários diálogos que trazem à tona o debate sobre a importância que teve para o autor as representações literárias e poéticas da Era Vitoriana e da Londres industrial, bem como as características da Escola Literária do Realismo. A proposta considera além da relevância do autor no meio acadêmico, seu conjunto de poemas, contos, ensaios, bem como peças teatrais, que lhes deram grande destaque nas décadas de 80 e 90 do século XIX por representarem sua aguda visão crítica acerca da sociedade Vitoriana. Neste sentindo, abordamos a memória e a obra do autor e destacamos sua importância para o espaço acadêmico da contemporaneidade.As reflexões que foram construídas no estudo fundamentam-se em bibliografia específica, em especial Monica Charlot e Rolland Marx (1993), organizadores do livro Londres, 1851-1901: a era vitoriana ou o triunfo das desigualdades e Marcello Rollemberg (2001) autor do livro Sempre seu, Oscar., que faz indicações tocantes à vida de Wilde.
Referência(s)