Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Um relato sobre a incorporação de textos originais para a educação matemática – de Isabelle Coelho da Silva

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v8i9.1331

ISSN

2525-3409

Autores

Arianny de Sousa Lira, Alison Sousa da Silva, Francisco Hedyleno Coelho Bezerra, Tácito Trindade de Paiva, Ana Karine Portela Vasconcelos,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este relato trata-se de uma resenha da dissertação de mestrado acadêmico, “Um estudo da incorporação de Textos Originais para a Educação Matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE). A temática emerge sobre a importância de investigar o uso de um documento original para o ensino de matemática, o Papiro de Rhind, elaborando atividades para serem aplicadas no ensino médio. A pesquisa teve abordagem metodológica qualitativa, bibliográfica, e um estudo documental a partir de coletas de dados. Dentre as contribuições advindas do processo, destacou-se a abordagem dos critérios usados para inserir a história da matemática no contexto de sala de aula. Como conclusão observamos à necessidade do conhecimento das perspectivas historiográficas e sobre os critérios para se tratar um documento original para o ensino. E a partir dos resultados, ressalta-se a importância da formação profissional sobre o tema.

Referência(s)
Altmetric
PlumX