
Um relato sobre a incorporação de textos originais para a educação matemática – de Isabelle Coelho da Silva
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 9 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i9.1331
ISSN2525-3409
AutoresArianny de Sousa Lira, Alison Sousa da Silva, Francisco Hedyleno Coelho Bezerra, Tácito Trindade de Paiva, Ana Karine Portela Vasconcelos,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste relato trata-se de uma resenha da dissertação de mestrado acadêmico, “Um estudo da incorporação de Textos Originais para a Educação Matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE). A temática emerge sobre a importância de investigar o uso de um documento original para o ensino de matemática, o Papiro de Rhind, elaborando atividades para serem aplicadas no ensino médio. A pesquisa teve abordagem metodológica qualitativa, bibliográfica, e um estudo documental a partir de coletas de dados. Dentre as contribuições advindas do processo, destacou-se a abordagem dos critérios usados para inserir a história da matemática no contexto de sala de aula. Como conclusão observamos à necessidade do conhecimento das perspectivas historiográficas e sobre os critérios para se tratar um documento original para o ensino. E a partir dos resultados, ressalta-se a importância da formação profissional sobre o tema.
Referência(s)