
Mestrado profissional em terapia ocupacional na Universidade de São Paulo: apostando na força dos processos coletivos
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4322/2526-8910.ctoed27022
ISSN2526-8910
AutoresMarta Carvalho de Almeida, Fátima Corrêa Oliver,
Tópico(s)Occupational Therapy Practice and Research
Resumo[...] isso de querer ser exatamente aquilo que a gente e ainda vai nos levar alem (LEMINSKI, 1987, p. 93). Terminava o ano de 2018 quando nos, docentes de terapia ocupacional da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), recebemos a noticia que nao deixava duvidas se o ano que chegava seria realmente novo: nosso programa de pos-graduacao Terapia Ocupacional e Processos de Inclusao Social havia sido aprovado pela CAPES. Claro que essa aprovacao revela o merito da proposta e, considerando as dificuldades e desafios historicos que a terapia ocupacional brasileira tem enfrentado para se consolidar como area de producao de conhecimentos (EMMEL, 2017; GUEDES; LOPES, 2018), estamos convictos que a implantacao de mais um programa de formacao em nivel de pos-graduacao stricto sensu e um passo muito importante. Mas essa conquista tem, alem dessas qualidades, um componente fundamental. Trata-se do fato da proposta se definir, acima de tudo, pela afirmacao de alguns valores que, por vezes, pensamos nao ser mais possivel encontrar no mundo academico: o respeito as diferencas e a acao coletiva. Em torno de uma vontade comum, projetamos, elaboramos e confrontamos ideias, fazendo desse um processo no qual pudemos nos ouvir e nos reinventar. E, nesse sentido, entre os anos de 2013 e 2018 construimos longo percurso, na USP e na CAPES, de resistencia ao individualismo e a competitividade, que interrompem fluxos potentes de genuina curiosidade e producao de conhecimentos. Assim, alguns docentes de terapia ocupacional da FMUSP, da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto e do Instituto de Psicologia da USP puderam reunir suas experiencias, consolidadas em diferentes programas de pos-graduacao, na criacao de um novo. O Mestrado Profissional nos pareceu um caminho interessante. Primeiramente, por considerarmos as circunstâncias institucionais e historicas especificas da area de terapia ocupacional na FMUSP e na Universidade de Sao Paulo. Mas tambem porque e uma modalidade de Pos-Graduacao Stricto Sensu focada na qualificacao de pessoas que estejam engajadas em praticas profissionais e que desejam estuda-las e qualifica-las. O mestrado profissional tem essa caracteristica marcante, como define a CAPES (BRASIL, 2019): um dos seus principais objetivos e capacitar profissionais para praticas avancadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho. Nesse sentido, privilegia pesquisas que se voltem para os problemas reais encontrados na esfera da atuacao profissional. Nosso programa pretende capacitar terapeutas ocupacionais para uma pratica critica e inventiva em acoes e servicos ligados a politicas publicas inclusivas, nas quais a comunidade tem lugar relevante. E composto por uma area de concentracao - Terapia ocupacional, contextos comunitarios e inclusao social – que abrigara estudos sobre a avaliacao, o desenvolvimento e a qualificacao teorico-pratica de intervencoes claramente voltadas a ampliar as oportunidades de participacao e inclusao social de pessoas acompanhadas em terapia ocupacional. O programa tem duas linhas de pesquisa. Uma, denominada “O brincar, a escola, a cultura e a participacao infantojuvenil”, constituida pelo estudo e desenvolvimento de praticas e recursos que apoiem a inclusao social de criancas e jovens, considerando o universo de atividades, relacoes sociais e contextos de sua vida cotidiana, que envolvem o brincar, a vida escolar e as varias atividades desenvolvidas no âmbito da familia, da comunidade e de seus diferentes grupos sociais de pertencimento. A outra linha, “Participacao social, trabalho, convivencia e cuidado”, foca os estudos e as estrategias profissionais que visam promover, junto a adultos e idosos, a independencia e autonomia no autocuidado, no habitar, na vida familiar e comunitaria, no trabalho e no acesso a producao de bens e valores sociais, bem como a producao e fortalecimento de linguagens e expressoes culturais e artisticas e o enfrentamento de situacoes de negligencia, violencia e estigma. Nas duas linhas, os estudos devem se fundamentar em nocoes de autonomia e vida cotidiana que alicercam praticas contemporâneas de terapia ocupacional, associadas as perspectivas que reconhecem a riqueza da diversidade humana, valorizam a convivencia com a diferenca e o respeito aos direitos humanos. Esses temas tambem serao tratados em um conjunto de disciplinas obrigatorias e optativas, sendo parte dela conectada aos objetos de estudo que integram as linhas de pesquisa. Outras abordarao metodos e processos de pesquisa, em percursos reflexivos que visam contribuir com a ampliacao e disseminacao dos saberes da terapia ocupacional (MONZELI et al., 2018) e sua multiplicidade (GALHEIGO et al., 2018). Por fim, o momento e de disposicao para o enfrentamento critico e criativo dos desafios colocados para a implantacao de nosso programa de mestrado profissional, ainda no ano de 2019! Marta Carvalho de Almeida, Fatima Correa Oliver Mestrado Profissional em Terapia Ocupacional e Processos de Inclusao Social, Universidade de Sao Paulo – USP, Sao Paulo, SP, Brasil
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