
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM FACE DAS ORIENTAÇÕES DE UM SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42478
ISSN1983-4896
AutoresKarla Bianca Freitas de Souza Monteiro,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoVisando compreender a participação das crianças, na construção do currículo de uma instituição de Educação Infantil em Imperatriz- MA, este trabalho baseia-se em um referencial teórico interdisciplinar pautado em três principais áreas: Sociologia da Infância; Pedagogia da Infância e nos estudos curriculares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram utilizados como procedimentos metodológicos para a construção dos dados, a observação do cotidiano e escuta das crianças por meio de histórias para completar. Os dados revelam que a participação das crianças no currículo é bastante limitada pois, são muitas as imposições e relações de poder que as segregam e colocam-lhes em uma posição passiva diante dos interesses do sistema de ensino. Palavras - chave: Educação infantil. Currículo. Participação.
Referência(s)