
ANÁLISE DOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS APRESENTADOS NAS PROPAGANDAS DOS CANAIS INFANTIS DE TELEVISÃO POR ASSINATURA
2019; UNIVERSIDADE DO VALE DA PARAÍBA; Volume: 25; Issue: 47 Linguagem: Português
10.18066/revistaunivap.v25i47.403
ISSN2237-1753
AutoresA. Ledo, Daniela Maria Alves Chaud, Edeli Simioni de Abreu,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoAs empresas alimentícias, historicamente, investem ferozmente na divulgação de produtos, muitos deles alimentos de calorias-vazias, ricos em açúcar e gorduras. Os comerciais, tendo a criança como público-alvo, vêm acarretando diversas inquietações de órgãos e de pesquisadores. Objetivo: Avaliar as propagandas e o valor nutricional dos produtos alimentícios apresentados em propagandas exibidas nos canais infantis de TV por assinatura. Foi realizada a gravação simultânea não consecutiva, por duas semanas, de três canais infantis de TV por assinatura (A, B e C). A análise dos dados consistiu na verificação daqueles dos produtos, alimentícios ou não, para posterior análise das informações nutricionais, além do cumprimento da legislação vigente. As crianças e os adolescentes que assistiram a essa programação estiveram expostos a uma alta carga de anúncios, principalmente os relacionados a brinquedos e produtos alimentícios. Entre os produtos alimentícios que mais foram anunciados destacam-se os biscoitos no Canal B (1ª semana, 28 aparições) e refrigerante (19 aparições, Canal C, 2ª semana). Com relação aos nutrientes, notou-se que as gorduras e o açúcar, analisado de acordo com a lista de ingredientes dispostos nos rótulos desses produtos, estão em quantidades elevadas. Além disso, os anunciantes se utilizam de meios apelativos para atrair a atenção do espectador. É necessária uma fiscalização e controle mais efetivos por parte dos órgãos públicos com relação às propagandas e chamadas exibidas na televisão, uma vez que estas podem exercer importante influência nas escolhas alimentares, principalmente no público infantil, período no qual há a formação das preferências alimentares.
Referência(s)