
A Terraformação de Marte como tema interdisciplinar para abordar conhecimento científico no ensino médio
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 9 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i9.1328
ISSN2525-3409
AutoresAfonso Werner da Rosa, Alisson Cristian Giacomelli, Álvaro Becker da Rosa,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO texto apresentado tem por objetivo apresentar uma proposta de atividades didáticas de natureza interdisciplinar para o ensino médio, tendo como eixo norteador a utilização de um tema instigante, no caso a Terrafomação de Marte. O estudo parte da discussão de interdisciplinaridade e na sequência apresenta uma pesquisa bibliográfica que possibilitou formular a proposta didática, aspecto central do texto. A proposta didática é pautada por questionamentos e discussões entorno da possibilidade de criar em Marte as condições de vida existente na Terra e, assim habitar esse planeta: Podemos terraformar Marte? O que é necessário para isso? Como seria a adaptação da vida em Marte? A partir dessas perguntas, são indicadas discussões referentes a tópicos interdisciplinares que podem ser abordados em aula. O estudo finaliza apontando a validade deste tipo de atividade, particularmente quando se trata de temas de interesse dos alunos e, ainda, ressalta que uma disciplina específica não daria conta de responder tais questionamentos, o que referenda a necessidade de um ensino interdisciplinar.
Referência(s)