Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Terraformação de Marte como tema interdisciplinar para abordar conhecimento científico no ensino médio

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v8i9.1328

ISSN

2525-3409

Autores

Afonso Werner da Rosa, Alisson Cristian Giacomelli, Álvaro Becker da Rosa,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O texto apresentado tem por objetivo apresentar uma proposta de atividades didáticas de natureza interdisciplinar para o ensino médio, tendo como eixo norteador a utilização de um tema instigante, no caso a Terrafomação de Marte. O estudo parte da discussão de interdisciplinaridade e na sequência apresenta uma pesquisa bibliográfica que possibilitou formular a proposta didática, aspecto central do texto. A proposta didática é pautada por questionamentos e discussões entorno da possibilidade de criar em Marte as condições de vida existente na Terra e, assim habitar esse planeta: Podemos terraformar Marte? O que é necessário para isso? Como seria a adaptação da vida em Marte? A partir dessas perguntas, são indicadas discussões referentes a tópicos interdisciplinares que podem ser abordados em aula. O estudo finaliza apontando a validade deste tipo de atividade, particularmente quando se trata de temas de interesse dos alunos e, ainda, ressalta que uma disciplina específica não daria conta de responder tais questionamentos, o que referenda a necessidade de um ensino interdisciplinar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX