
EMPUXO SOBRE UM CORPO IMERSO: UMA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM ATIVA CONSIDERANDO O PARADOXO HIDROSTÁTICO DE GALILEU
2019; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.23926/rpd.2526-2149.2019.v4.n1.p185-195.id366
ISSN2526-2149
AutoresErick dos Santos Silva, Alexandre Alberto Visentin Ramos de Araujo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho apresenta um conjunto de atividades, realizadas em um curso superior de biologia da rede federal de ensino, com objetivo de investigar o aprendizado do empuxo em contextos de aprendizagem ativa. Os discentes foram apresentados a uma configuração experimental na qual o conceito de empuxo, conforme enunciado em livros didáticos de ensino médio e superior, falha. Tal configuração é conhecida como paradoxo de Galileu. Apesar da crítica apontada no século XVII, imprecisões de linguagem continuam ocorrendo, até mesmo entre estudantes de graduação, conforme mostramos no presente texto. Tais imprecisões parecem ser reforçadas por obras consagradas da literatura especializada em ensino de física.
Referência(s)