Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sistema Rodízio: resultados de uma perspectiva da prática através de procedimento experimental com pianistas

2019; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20504/opus2019b2508

ISSN

1517-7017

Autores

Arilton Rodrigues Medeiros, Maria Bernardete Castelan Póvoas,

Tópico(s)

Diverse Musicological Studies

Resumo

Este artigo apresenta resultados obtidos em pesquisa com a aplicação de um procedimento experimental que contou com a participação de estudantes pianistas com o intuito de obter dados sobre a utilização do sistema de planejamento e organização da prática Rodízio (PÓVOAS, 2017, 2015). No Rodízio, o repertório é previamente analisado e distribuído em unidades de trabalho (UTrs) que são delimitadas em função do material técnico-musical e organizadas em planilha de treinamento (PTr). Uma UTr corresponde a uma porção de conteúdo musical ou seção de treinamento. O procedimento consistiu da aplicação do Rodízio ao processo de construção da execução da peça Canhoto (1943) para piano solo de Radamés Gnattali (1906-1988). Inicialmente, o processo foi praticado por um dos pesquisadores em forma de estudo-piloto, com o intuito de auxiliar na produção e orientação de protocolo para aplicar aos grupos de sujeitos pianistas, experimental e controle (GE e GC). Dados da avaliação de áudios de execução pianística realizada por profissionais da área com reconhecida experiência, neste estudo, mostraram que o Rodízio permite ao intérprete aprimorar a concepção geral da peça, possibilitando maior clareza na execução instrumental e expressividade, comparado aos sujeitos que não estudaram por meio do Rodízio. Esse resultado foi possível devido à distribuição do trabalho em sessões de treinamento, o que permite maior atenção aos detalhes de cada trecho e, especialmente dos trechos mais complexos em função do recurso prioridade. Dados obtidos neste trabalho teórico-experimental podem abrir espaço para futuras investigações sobre a prática instrumental.

Referência(s)