
MODELAGEM DO COMPORTAMENTO TÉCNICO DA LUTA MARAJOARA: DO DESEMPENHO AO EDUCACIONAL
2019; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português
10.31501/rbcm.v27i2.9421
ISSN2237-9002
AutoresÍtalo Sérgio Lopes Campos, Claudio Joaquim Borba‐Pinheiro, Amauri Gouvêia,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoA Luta Marajoara (LM) é uma modalidade esportiva de combate ainda pouco estudada atualmente. Praticada tradicionalmente no Arquipélago do Marajó, Pará, tal modalidade experimenta nos últimos anos um iminente processo de esportivização. O esforço para sua regulamentação enquanto esporte de combate, no entanto, perpassa por aspectos de natureza técnica, de gestão esportiva e de preservação do seu caráter cultural e tradicional. Nesse sentido, vislumbra-se duas possibilidades de intervenções que não são excludentes. Uma que tenta estruturar a LM enquanto modalidade esportiva de combate, e outra que busca sua inserção enquanto conteúdo educacional, no campo da educação física escolar. Perspectivando atrelar valores científicos e educacionais a LM, o presente ensaio tem como objetivo descrever a LM como esta é praticada hoje, identificando suas principais técnicas, aspectos esportivos e características educativas, buscando aplicações tanto no âmbito esportivo quanto no campo educacional. Além das inserções acadêmicas dos autores com outras modalidades esportivas de combate, o estudo pautou-se em levantamento na literatura especializada, em fonte documental de treinadores tradicionais e em conversas com atletas renomados da região do Marajó. Evidencia-se atualmente que a LM vem apresentando um crescente processo de expansão enquanto modalidade de combate, sendo também perceptível, que em termos educacionais, o seu regionalismo e sua dimensão cultural são aspectos que a vinculam cada vez mais com o conteúdo lutas da disciplina educação física escolar. Com este enfoque espera-se que o estudo possa contribuir, enquanto campo de investigação, para o desenvolvimento de uma genuína luta do norte do Brasil, seja em relação ao seu caráter sociocultural e educativo ou a partir de seu dimensionamento enquanto modalidade esportiva de combate.
Referência(s)