
As Metodologias Ativas e Seus Atores Aprendentes
2019; Volume: 12; Issue: 25 Linguagem: Português
10.32915/pleiade.v12i25.446
ISSN2674-8231
AutoresJulia Cristina Granetto Moreira, Francielli Motter Ludovico, Mirian Ligia Endo Karolesky,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNovas e outras metodologias de ensino se apresentam em tempos convergentese um dos grandes fatores é a influência da Tecnologia de Comunicação Digital(TCD), em que a produção de conhecimento é ressignificada. Diante disso, o presentetrabalho tem como intuito refletir a respeito do novo/outro papel que o docente assumediante das Metodologias Ativas. Compreendemos como Metodologias Ativasaquelas que têm os estudantes como os protagonistas do ensino, nesse contexto, operfil do professor deixa de ser meramente o de repassar informações, ele passa a assumiro papel de mediador. Consideramos, nesse estudo, professores e estudantescomo aprendentes, em constante movimento de aprendência, que envolve o ininterruptoaprendizado, interagindo de modo rizomático. A troca de papel não acontece deforma instantânea, e a consciência dessa necessidade é o primeiro passo. A TCD apresenta-se como um caminho para a superação das práticas enraizadas, centradas noprofessor e descontextualizadas da realidade do estudante. Faz-se necessário refletir,pensar e agir, o professor agora deve ser elo, orientador, motivador, possibilitando espaçospara que o estudante se constitua cada vez mais ativo, autônomo e com espíritode colaboração. O presente estudo, metodologicamente, seguiu pelos caminhos dapesquisa qualitativa, de tipo bibliográfico, trazendo à discussão autores como Deleuzee Guattari, Morin, Assmann, Jensky, Prensky, dentre outros autores.
Referência(s)