
Estágio curricular supervisionado: dificuldades e perspectivas vivenciadas por acadêmicos de enfermagem
2019; Revista Eletronica Acervo Saude; Issue: 18 Linguagem: Português
10.25248/reas.e662.2019
ISSN2178-2091
AutoresLivia Maria da Silva, Tuanny Caroline Pereira de Santana, Laise Risalva Farias Gouveia da Silva, Letícia Monteiro Rocha, Camilla Talita Silva Canhoto, Karoline Lima Dantas, Ana Cristina Farah Abdon da Silva, Eliana Valetim da Silva, Maria Inês Bezerra de Melo, Reneide Muniz da Silva, Maria Cristina dos Santos Figueira, Rutheanne Melo Siqueira, Mirella Raquel Romão Martins, Suzana Lins da Silva, Carina Ribeiro de Oliveira,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoObjetivo: Descrever as principais dificuldades e possibilidades vivenciadas pelos acadêmicos de enfermagem no exercício do estágio curricular supervisionado nas unidades de saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem quantitativa e qualitativa. Resultados: Os dados obtidos na pesquisa mostram que a principal vantagem do estágio supervisionado foi à aquisição e o aprimoramento de conhecimentos e habilidades, porém, a maioria dos estudantes encontraram algumas dificuldades, relacionadas ao distanciamento entre a metodologia teórica e prática, associado a experiência do estágio ser insuficiente para formação profissional. Conclusão: Embora seja visível os desafios enfrentados pelos acadêmicos de enfermagem durante sua vivência frente ao estágio supervisionado, esse momento é promissor de experiências profissionais, as quais visam fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, há necessidade de propostas voltadas à melhoria do referido estágio.
Referência(s)