
Diagnóstico das atividades de educação ambiental em unidades de conservação: propondo ações no contexto atual
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 17; Linguagem: Português
10.5902/2236130832853
ISSN2236-1308
AutoresFabrícia Barbieri, Ísis Samara Ruschel Pasquali, Paulo Romeu Moreira Machado, Denis Rasquin Rabenschlag,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente trabalho apresenta um diagnóstico das atividades de educação ambiental em Unidades de Conservação, faz um levantamento dos problemas enfrentados pelas UCs e propõe ações para auxiliar na efetividade destas atividades. O estudo foi realizado através de um questionário onde seis UCs responderam à pesquisa: Parque Nacional Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral, Parque Estadual Delta do Jacuí e Área de Proteção Ambiental Estadual Delta do Jacuí, Parque Estadual de Itapeva, Parque Estadual de Itapuã, Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande e Parque Natural Municipal Morro do Osso. Todas as UCs informaram realizar alguma atividade de educação ambiental, com exceção da APA Banhado Grande. O principal problema citado para a não realização das atividades é a falta de incentivo financeiro e falta de pessoal. Sobre as necessidades para a efetividade das ações e alcance dos objetivos da UC, foram citadas: a falta de recursos humanos, capacitação de pessoal, recursos financeiros e fiscalização. Ações propostas pelo estudo para auxiliar a gestão e tornar ações efetivas, incluem: diagnóstico rápido participativo, pesquisas de educação ambiental em UC, parcerias com outras instituições, capacitação de educadores ambientais, estratégias de arrecadação de recursos financeiros, monitoramento e acompanhamento da efetividade das atividades.
Referência(s)