
Infâncias Diante do Racismo: teses para um bom combate
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 44; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/2175-623688362
ISSN2175-6236
AutoresRenato Noguera, Luciana Pires Alves,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoResumo: Este artigo discute brevemente a infância como noção, categoria e conceito. Vamos problematizar o racismo e as formulações que associam África à infância da humanidade. O objetivo é enfrentar a adultidade como o grande perigo da vida. O texto traz resultados de pesquisas de campo realizadas em 2016 e 2017 e uma análise do filme Cores e Botas (2010); nas duas situações, crianças negras se deparam com desafios sociorraciais. A partir de diálogos com diversos autores e autoras, tais como Mbembe, Oyewumi e Bispo dos Santos, propomos teses infantis de superação do racismo, para que a mais-valia de vida seja uma afirmação da infância como modo de colocar o desejo além da falta e das armadilhas da mercadoria.
Referência(s)