Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Proposta de UEPS para o estudo da Hidrostática no ensino médio, orientada por um kit didático: braço hidráulico e escavadeira hidráulica

2019; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 3; Issue: Especial Linguagem: Português

10.26512/rpf.v3iespecial.25851

ISSN

2594-4746

Autores

Alcilene Balica Monteiro, José Carlos da Silva Oliveira, Wendel Ricardo de Souza Rêgo, Bruno Ferreira De Araújo, Cesar Junior Rodrigues Perez, Edivane De Lima Bezerra,

Tópico(s)

Science Education and Pedagogy

Resumo

Propostas por Moreira (2011), as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), vem sendo inseridas nas salas de aula, como mais uma alternativa didática para os professores inovarem no ensino, seja na educação básica ou superior, de modo que o objetivo seja a aprendizagem. Segundo o autor, as UEPS são construídas de forma sistemática, organizada e com sequencias de aulas baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), visando facilitar o processo de construção do conhecimento. De acordo com Ausubel (1968), a Aprendizagem Significativa é o processo em que novas informações são incorporadas e reorganizadas na estrutura cognitiva do estudante, permitindo-os utilizarem conhecimentos adquiridos no cotidiano, partindo da análise dos dados disponibilizados na aprendizagem primária e, transformando a apreciação e a absorção destas informações em conhecimento útil. Nesse processo, faz-se necessário que o professor passe por mudanças didáticas e metodológicas de ensino. Estudos utilizando kits didáticos, em turmas de Ensino Médio, foram realizadas por vários autores, a exemplo de Barbosa et al. (2017), ao demonstrar o ensino da Mecânica dos fluidos, através de artefatos tecnológicos - uma escavadeira hidráulica, um guindaste hidráulico, uma mão mecânica e uma aranha hidráulica, confeccionados apenas com sucatas e materiais de baixo custo. Frassi et al. (2017) apresentam os conceitos teóricos acerca de Hidrostática e Hidrodinâmica em uma aula de Física, utilizando o parafuso de Arquimedes como foco da aula, elucidando os principais conceitos e aplicando-os praticamente na confecção de um protótipo de baixo custo da referida máquina. A intervenção realizada por Frassi et al. (2017) deu-se em uma turma de nível médio do IFES - Cariacica, Espirito Santo. Esses estudos revelam a eficácia da utilização de materiais lúdicos em aulas de Física, quando o tema em estudo é a Hidrostática e faz reflexão sobre as UEPS, as quais, segundo os autores, permitem aulas diferenciadas e incentivam o ensino da Física, pois evidenciam uma evolução conceitual por parte dos estudantes e podem potencializar as habilidades dos mesmos. Nesse contexto da teoria de Aprendizagem Significativa, o presente trabalho tem o objetivo apresentar uma UEPS, como metodologia didática para o ensino e aprendizagem dos temas da Hidrostática no ensino médio, orientada por um kit didático: braço hidráulico e escavadeira hidráulica.

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