Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Estratégias discursivas: um recorte dialógico da aula

2019; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.29327/2.1373.1-2

ISSN

2674-6344

Autores

Ester Maria de Figueiredo Souza, Islene dos Santos Roque Benevides,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo objetiva compreender como se constituem as interações na aula de produção textual e a natureza das réplicas nos enunciados de professor e alunos conformados com o uso dos gêneros de ensino. Essa discussão está fundamentada na teoria dialógica de Bakhtin (1981, 1997), da qual enquadramos a noção de compreensão responsiva, conformando-a na Linguística Aplicada. Para a análise do corpus, utilizamos a observação participante, gravação em vídeo e atividades do livro didático: “Português: Linguagens - v. 3” (CEREJA E MAGALHÃES, 2012), bem como outras tarefas escolares aplicadas pela professora. Os resultados evidenciaram a presença de enunciados reiterativos que se revelam como estratégias replicantes constitutivas dos movimentos dialógicos.

Referência(s)