Artigo Acesso aberto

Um estudo sobre o uso da internet no contexto educacional brasileiro

2019; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/uso-da-internet

ISSN

2448-0959

Autores

Jefferson Batistella, Eduardo Pires Vinícius,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Os avanços e a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), mais precisamente da Internet, descortinam novas perspectivas para a educação, com suporte em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Considerando-se que a distância geográfica e o uso de múltiplas mídias são características inerentes à EAD, mas não suficientes para definirem a concepção educacional, discute-se essa modalidade tecnológica não apenas como uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais nem apenas como a simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios e com suporte em distintas tecnologias. Dessa forma, esse trabalho tem engajamento no uso da internet no contexto educacional brasileiro, demonstrando a história da internet, a história da Educação a Distância (EAD) no ensino brasileiro, que é uma realidade e um formato de ensino cada vez mais divulgado e procurado pelos estudantes, assim como as mídias educacionais conectadas no contexto atual brasileiro, que tem ajudado com ferramentas poderosas na facilitação do processo de ensino-aprendizado que acontece nas escolas e a todo tempo e em todos os lugares nesse mundo virtual e real.

Referência(s)