Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Uma abordagem do sistema caótico por meio de circuitos elétricos no Ensino Médio usando simulação computacional

2019; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 3; Issue: Especial Linguagem: Português

10.26512/rpf.v3iespecial.25895

ISSN

2594-4746

Autores

Lucas Linhares Marinho, Minos Martins Adão Neto,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

O presente trabalho destaca o estudo sobre a abordagem do sistema caótico em circuitos elétricos em atividades didáticas no ensino de Física, no Ensino Médio, através de simulações computacionais. O objetivo desta pesquisa é aplicar um sistema não linear aos circuitos e suas equações relacionadas para então analisar e verificar o comportamento dos mesmos, assunto o qual faz parte da Eletrodinâmica e que são estudados no 3º ano do ensino médio, de forma mais dinâmica, contextualizada e com auxílio de um software gratuito e de fácil acesso. Vale destacar que um detalhe importante neste trabalho, foi inserir o conteúdo de sistema caótico, assunto que nem na Graduação se vê. Esse é o diferencial do trabalho, incorporar um conteúdo que não está inserido na matriz curricular do Ensino Médio, mas a intenção aqui é apenas contextualizá-lo dentro dos circuitos elétricos e mostrar a importância do mesmo usando simulações para melhor compreendê-los, sempre usando a interdisciplinaridade e contextualizando. Todavia, destacamos que no desenvolvimento de nossas atividades a participação dos alunos deve ser intensa, de modo a tornar o aprendizado potencializado. A simulação computacional será abordada por um software chamado Modellus que será um recurso a ser usado como estratégia para intermediar o ensino de circuitos elétricos envolvendo sistema caótico e tornar a aprendizagem mais significativa através de gráficos e modelagens matemáticas provenientes do software. As atividades propostas nessa pesquisa serão baseadas na teoria construtivista de Jerome Bruner que leva em consideração o ensino por descoberta e a proposta de um currículo em formato espiral, na qual o conteúdo é proposto de forma superficial e aprofundado de acordo com o aprendizado do aluno.

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