Artigo Produção Nacional

Simulação de desempenho térmico de motores elétricos com fluxo de calor prescrito na base

2012; Volume: 7; Linguagem: Português

ISSN

1982-1816

Autores

A. S. Novais, Élcio Nogueira,

Tópico(s)

Electric and Hybrid Vehicle Technologies

Resumo

O motor eletrico e o responsavel pela transformacao da energia eletrica em mecânica, principal forma de uso final da energia eletrica na industria. Segundo Committi, sua ampla aplicacao no setor e devido a construcao simples e versatilidade quanto a aplicacao de cargas no mesmo. Segundo a ANEEL, o setor industrial e responsavel por cerca de 45% do consumo nacional de energia eletrica. Neste seguimento, o motor eletrico absorve aproximadamente 75% dessa energia, o que evidencia a necessidade de conhecimento e aprimoramento desses equipamentos visando a economia de energia. A evolucao desses equipamentos vem ocorrendo, seu peso foi reduzido, concomitantemente, o rendimento elevado. Entretanto, ainda e comum em ambientes industriais, devido a elevadas temperaturas de operacao a qual sao submetidos, a “queima” de motores eletricos e sua consequente incapacidade de operacao. A queima de um motor implica em sua substituicao, o que pode comprometer horas, ou ate dias de producao, alem de gerar custos a organizacao. A diferenca entre a potencia util fornecida pelo motor na ponta do eixo e a potencia que e absorvida na linha de alimentacao representa a perda do sistema, e essa energia e transformada em calor. O calor produzido deve ser eficientemente dissipado para evitar o aquecimento excessivo do motor e sua consequente queima. Essa troca de calor esta diretamente relacionada a uma ventilacao eficiente, a diferenca de temperatura entre a superficie da carcaca e do meio que a circunda e da area total de troca da carcaca. O objetivo do presente trabalho e estudar o desempenho de motores eletricos com carcacas de ferro fundido e aluminio, providos de aletas retangulares, atraves do desenvolvimento de solucoes analiticas para conducao de calor, com fluxo de calor prescrito na base da aleta, determinando assim uma solucao mais viavel e compativel com a pratica do que aquela em que se considera temperatura prescrita.

Referência(s)