
Utilização das estratégias de aprendizagem ativa “Flipped Classroom”, “Peer Instruction” e “Just-in-Time Teaching” no ensino de Astronomia
2019; Editora da Universidade de Caxias do Sul; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18226/23185279.v7iss1p64
ISSN2318-5279
AutoresRudson Da Rosa Pedroso, G. B. Perroni, O. Giovannini, Valquı́ria Villas-Boas,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO ensino de Astronomia pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma oficina de Astronomia realizada com 40 alunas do Ensino Médio que participam do projeto Encorajando Meninas em Ciência & Tecnologia, atividade promovida pelo programa de extensão Engenheiro do Futuro (ENGFUT) da Universidade de Caxias do Sul. O momento atual da Educação é propício para os professores repensarem as estratégias e métodos de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, elaborou-se uma oficina utilizando as seguintes estratégias de aprendizagem ativa: Flipped Classroom, Peer Instruction e Just-In-Time Teaching. Inicialmente, uma semana antes da oficina, foi disponibilizado um texto sobre a ocorrência das estações do ano e, também, foi solicitado para que respondessem um questionário online. De posse dos resultados do questionário, planejou-se a oficina com base nas dificuldades apresentadas. Na oficina, com o intuito de promover a compreensão sobre o mecanismo relacionado com a ocorrência das estações do ano, apresentou-se um modelo didático representando o movimento da Terra ao redor do Sol. Por fim, foi proposta uma atividade utilizando o aplicativo Kahoot! com a finalidade de avaliar os conhecimentos construídos. A análise dos dados obtidos na atividade indicou que a utilização das estratégias de aprendizagem ativa Peer Instruction e Just-In-Time Teaching, combinada com Flipped Classroom, proporcionou indícios da construção de conhecimentos. http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss1p64
Referência(s)