Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MAGIA, UMBANDA E ESPIRITISMO: FICÇÃO, DOUTRINA E IDENTIDADE RELIGIOSA NA OBRA DE LOURENÇO BRAGA

2019; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35355/0000012

ISSN

1807-6971

Autores

Artur César Isaía,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Nos anos 1940 surge a obra “Os mistérios da Magia”, da autoria de Lourenço Braga. O autor dedicou-se a escrever obras de viés doutrinário sobre a Umbanda, fazendo parte da geração dos chamados intelectuais da nova religião. Faz parte, portanto, de uma geração dedicada a tornar a Umbanda conhecida e a propor um esforço identitário, capaz de peculiarizá-la frente a um amplo prisma de realidades cultuais aparentadas ou assumidamente ligadas ao passado africano. Neste sentido, Lourenço Braga habita um espaço interdiscursivo no qual as homologias com o Espiritismo e com a própria religião dominante aparecem como recursos narrativos, apontando para o distanciamento com os valores africanos. Ao contrário de suas obras de conteúdo explicitamente doutrinário, “Os mistérios da Magia” trata-se de um romance. Assim, a construção da narrativa e dos personagens, bem como os valores que veicula, apontam para a condição documental da obra, capaz de ser interrogada pelo trabalho historiográfico na busca de representações de uma realidade datada. No caso específico aqui enfocado, a obra de Lourenço Braga remete a valores, a projetos de identidade religiosa, a simplificações imaginárias extremamente importantes para o esforço compreensivo do trabalho dos primeiros intelectuais da Umbanda.

Referência(s)