Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A FORMAÇÃO INICIAL E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM QUÍMICA NA UFMT: HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS

2019; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.23926/rpd.2526-2149.2019.v4.n1.p275-301.id435

ISSN

2526-2149

Autores

Marcel Thiago Damasceno Ribeiro,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa teórica sobre a formação inicial e iniciação à docência em Química na UFMT, por meio de uma análise documental, e que compôs parte do texto da pesquisa de doutorado intitulada Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo expressos por Professores Egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, desenvolvida pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). E tem por objetivo narrar os aspectos evolutivos do curso de Licenciatura em Química do campus Cuiabá-UFMT, em diálogo com a literatura pertinente, desde sua criação até o contexto de formação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFMT e o Subprojeto Química. A análise dos documentos (PPC do curso, artigos, capítulo de livros, entre outros), que compuseram o corpus da pesquisa evidencia a experiência do curso de Licenciatura em Química e o desenvolvimento do PIBID, como um lócus privilegiado para a formação de educadores químicos no Estado de Mato Grosso.

Referência(s)