Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

2020; Editora Univates; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português

10.22410/issn.2176-3070.v12i4a2020.2761

ISSN

2176-3070

Autores

Daniela Luisa Scheibel, Maria Claudete Schorr,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

As metodologias ativas são técnicas inovadoras, que contribuem de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem, as mesmas estão sendo bastante discutidas e implementadas nos planos de aula. São propostas educacionais que desenvolvem o processo de aprender, estratégias que trazem benefícios, tanto para os professores quanto para os alunos. Estes métodos fazem com que os alunos tenham uma postura ativa frente ao seu aprendizado, enquanto os docentes assumem o papel de orientador e mediador. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo, verificar se as metodologias ativas estão sendo executadas nos dezessete cursos, oferecidos pela Educação Profissional da Universidade do Vale do Taquari - Univates, através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. O levantamento de dados foi processado por meio de dois questionários elaborados no Google Forms, sendo um para professores e um para alunos. A pesquisa foi realizada com 41 professores e 197 alunos. Com as informações, foi possível identificar que a utilização das metodologias ativas, que tem por finalidade, contribuir com o ensino e aprendizagem, são fundamentais para acompanhar a nova geração de alunos e que, já estão sendo adotadas por parte de alguns professores, mas que o aprimoramento destas estratégias não deve cessar, a busca pela qualificação deve ser constante.

Referência(s)
Altmetric
PlumX