Artigo Produção Nacional

Andragogia: a forma adequada de aprendizagem para o adulto

2008; Volume: 3; Linguagem: Português

ISSN

1982-1816

Autores

José Alberto Magno de Carvalho, J. E. N. R. Araújo, Fábio Aguiar-Alves,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

Este trabalho tem como objetivo promover reflexao sobre a educacao a luz da andragogia, visando contribuir para a melhoria do ensino em adultos; transformando-o de objeto a sujeito do processo; subsidiar com a elaboracao de uma ferramenta didatica informativa sobre a alimentacao de adultos e idosos; levando a instrutores, empresas e instituicoes que lidam a aprendizagem de adultos, a diferenca entre a disseminacao de conhecimentos sob o olhar andragogico e o pedagogico. No comeco do seculo VII, tiveram inicio na Europa, as escolas para o ensino de criancas, visando prepara-las para o servico religioso. Uma serie de pressupostos foi utilizada para esse fim, os quais deram origem a pedagogia (do grego: paidos = crianca e gogos = educar) e que sao utilizados ate hoje para fundamentar a educacao independente da idade. Hoje se sabe que tais fundamentos sao inadequados para outras faixas etarias, senao a infantil. As criancas sao dependentes, necessitam de cuidados de terceiros, e a aceitam como normal, esperam a protecao por parte dos professores; na adolescencia iniciamse os questionamentos, aparecem as rebeldias e a autoridade do professor deixa de ser absoluta; na idade adulta acumulam-se as experiencias, aprendem com os erros, dando conta do que nao sabem e quanto esse desconhecimento lhes fazem falta. A andragogia (do grego: andros = adulto e gogos = educar) significa ensino de adultos. Andragogia e a arte de ensinar os adultos, que nao sao aprendizes sem experiencia, pois o conhecimento vem da realidade (escola viva). No modelo andragogico a educacao e de responsabilidade compartilhada entre professor e aluno. A andragogia fundamenta-se no “aprender fazendo”. O professor deve aprender que os adultos preferem que ele lhes ajude a compreender a importância pratica do assunto a ser estudado, preferem experimentar a sensacao de que cada conhecimento fara diferenca em suas vidas, mudara efetivamente suas vidas. Nosso entendimento e de que existe um continuo, no qual a pedagogia, tambem conhecida como aprendizagem direcionada, posiciona-se em uma extremidade, enquanto a andragogia facilitada, encontra-se em outra. Logo, e de fundamental importância enfatizar o modelo andragogico nas universidades para maior eficiencia educacional.

Referência(s)