Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Educação Ambiental por meio da ludicidade: uma proposta didática

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Volume: 15; Issue: 33 Linguagem: Português

10.18542/amazrecm.v15i33.6601

ISSN

2317-5125

Autores

Carine Leal Klein, Aline Locatelli, Alana Neto Zoch,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente texto refere-se a um estudo desenvolvido na forma de intervenção didática realizada na disciplina de Ciências, especificamente sobre a temática Educação Ambiental, com uma turma de quinto ano do ensino fundamental. A questão central do estudo foi verificar em que medida uma intervenção didática estruturada por meio de atividades lúdicas pode estimular os educandos a refletir sobre as causas, consequências e possíveis soluções para os problemas ambientais de sua comunidade. Os dados para elaboração da sequência didática – estruturada a partir de atividade lúdicas – foram obtidos por meio de um questionário inicial que visou a identificar os principais problemas ambientais enfrentados pelos alunos. A pertinência de tal intervenção didática foi avaliada mediante o diário de bordo da professora pesquisadora. Os resultados obtidos permitiram constatar que a realização de projetos ambientais é uma prática indicada para tornar o ensino de Ciências mais atrativo, fazendo com que os alunos ampliem seus conhecimentos e se tornem mais reflexivos sobre seu papel na sociedade e comunidade em que vivem.

Referência(s)