
Práticas Inovadoras de Avaliação em Metodologias Ativas de Aprendizagem
2019; Volume: 12; Issue: 25 Linguagem: Português
10.32915/pleiade.v12i25.458
ISSN2674-8231
AutoresPriscilla Higashi, Ana Manuela Ordoñez, Silviane Pereira Galvan, Cassia Regina Bruno Nascimento, Fabiana Paes Nogueira Timoteo, Flora Miranda Arcanjo, Norma Viapiana Golfetto,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoNo cenário da inovação em educação, as práticas avaliativas devem estarfundamentadas no compromisso com três aprendizagens: aprender a conhecer, aprendera fazer, aprender a ser. Assim, o objetivo deste estudo é relatar a experiência doprocesso avaliativo nos cursos de Enfermagem e Nutrição do Centro UniversitárioComunitário UniAmérica (UA). Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência,elaborado no contexto de Metodologias Ativas de Aprendizagem. Resultadose discussões: A avaliação neste modelo compreende 2 pilares: a aquisição do conhecimentoe capacidade de utilizar o conhecimento na elaboração e aplicação de soluçõespara desafios experimentais e reais. O processo avaliativo contempla 4 itens: Exercíciosde compreensão – testes semanais de múltipla escolha para verificação da compreensãodo material disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem; AvaliaçãoInstitucional – verificação do conhecimento aplicado, por meio da integraçãoentre os conteúdos do estudo independente com os desafios realizados em sala deaula, e; Portfólio – entrega de um conjunto de atividades que evidenciam o vínculoentre o saber e a prática e; Projeto Integrador – desafio que envolve a resolução deproblemas reais demandados pela comunidade local, dentro do cenário da profissão.Considerações Finais: Nos cursos de Enfermagem e Nutrição, pela ótica docente, oprocesso avaliativo proporciona aos discentes assumirem a responsabilidade pelaaprendizagem e emancipação acadêmica. Entretanto, há muito que evoluir na consolidaçãoda avaliação formativa. Tal processo é inerente à concepção de ensinar e aprenderdos estudantes, professores e gestores educacionais.
Referência(s)