
O Programa Universidade Para Todos em teses da área de Educação: temáticas, fundamentos e níveis de abstração
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5212/praxeduc.v.14n3.004
ISSN1809-4309
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta resultados de uma metapesquisa na qual foram analisadas as teses produzidas sobre o Programa Universidade para Todos (PROUNI) em programas de Pós-Graduação brasileiros da área da Educação, no período de 2007 a 2017. Fundamentada em uma combinação do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE) com outras contribuições do campo das políticas públicas e política educacional, este texto apresenta um mapeamento das principais temáticas e fundamentos das teses, sistematiza os enfoques privilegiados pelos autores, os tipos de teorização e os níveis de abstração alcançados. Os resultados revelam grande variação de enfoques e temáticas, a baixa utilização da literatura e de modelos do campo da política educacional e, do ponto de vista dos níveis de abstração, a predominância dos estudos descritivos e analíticos, embora se registre, também, em menor número, a presença de estudos de compreensão.
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