Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Programa Universidade Para Todos em teses da área de Educação: temáticas, fundamentos e níveis de abstração

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5212/praxeduc.v.14n3.004

ISSN

1809-4309

Autores

Laélia Portela Moreira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma metapesquisa na qual foram analisadas as teses produzidas sobre o Programa Universidade para Todos (PROUNI) em programas de Pós-Graduação brasileiros da área da Educação, no período de 2007 a 2017. Fundamentada em uma combinação do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE) com outras contribuições do campo das políticas públicas e política educacional, este texto apresenta um mapeamento das principais temáticas e fundamentos das teses, sistematiza os enfoques privilegiados pelos autores, os tipos de teorização e os níveis de abstração alcançados. Os resultados revelam grande variação de enfoques e temáticas, a baixa utilização da literatura e de modelos do campo da política educacional e, do ponto de vista dos níveis de abstração, a predominância dos estudos descritivos e analíticos, embora se registre, também, em menor número, a presença de estudos de compreensão.

Referência(s)