
Environmental Awareness on the Importance of Plants at the Caxias do Sul Botanical Garden
2014; Editora da Universidade de Caxias do Sul; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2318-5279
AutoresAline Bampi, Luciana Scur, Janete Maria Scopel,
Tópico(s)Animal and Plant Science Education
ResumoAs plantas sao fundamentais para a vida no planeta constituindo a base da cadeia alimentar, interagindo com os seres vivos e outros componentes dos ecossistemas e contribuindo para o equilibrio destes. Apesar disto, muitas vezes nao sao valorizadas pelos homens que, com suas atividades, levam muitas especies a extincao. Objetivando sensibilizar sobre a importância das plantas para a sobrevivencia do ser humano no planeta, desenvolveu-se, a partir do projeto “A sensibilizacao para a importância das plantas na manutencao da vida no Planeta - O Jardim Botânico vai a Escola”, uma seria de atividades ludicas de sensibilizacao ambiental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caetano Costamilan em Caxias do Sul/RS em parceira com o Jardim Botânico de Caxias do Sul. Inicialmente, cerca de 50 alunos dos 5o, 6o, 7o, 8o e 9o anos, responderam a um questionario sobre a importância das plantas. Na sequencia, os alunos foram divididos em grupos e realizadas as atividades na forma de uma sequencia didatica: quebra-cabeca com mensagem ambiental, dinâmica de polinizacao, confeccao de boneco ecologico, jardim sensorial e identificacao de especies atraves de imagens. Cada grupo recebeu um roteiro que possuia questoes sobre a importância e preservacao das plantas. Em cada parada de aprendizagem, os grupos deveriam executar as atividades e responder ao roteiro utilizando os conhecimentos previos e os conhecimentos adquiridos atraves das atividades. Apos os grupos foram reunidos para compartilhamento de informacoes. No final, o questionario inicial foi reaplicado. Os dados foram analisados quantitativamente, verificando que houve sensibilizacao ambiental a partir das atividades propostas. http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v2iss2p77
Referência(s)