Artigo Acesso aberto Produção Nacional

RAZÕES PARA UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

2019; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.23926/rpd.2526-2149.2019.v4.n1.p24-41.id350

ISSN

2526-2149

Autores

Michaël Otte, Geslane Figueiredo da Silva Santana, Luciene de Paula, Luiz Gonzaga Xavier de Barros,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A abordagem semiótica no processo ensino-aprendizagem é assunto recente e, especialmente na matemática, vem, gradativamente, descontruindo a ideia platônica de que ela seja uma ciência infalível e inquestionável, isso porque cada vez mais é evidenciado que os sentidos das coisas se desenvolvem nas relações sociais. Objetiva-se apresentar razões para o uso da abordagem semiótica na educação matemática, defendendo que a cristalização dos conceitos matemáticos limita a criatividade e distancia a escola do mundo real, a qual deve estar aberta a possibilidades interpretativas. Nessa pesquisa teórica, são abordadas questões como O que é o x em uma equação?, evidenciando-se as pesquisas dos teóricos Frege e Benacerraf, assim como a semiótica peirceana; são apresentados exemplos importantes dessa perspectiva, como a complementaridade entre texto e diagrama, propondo reflexões críticas acerca dos resultados esperados da educação na disciplina matemática, uma vez que os objetos matemáticos são abstratos. Portanto, pensar semioticamente é reconhecer que todo conhecimento é dinâmico, apesar de ser construído por meio de signos, implicando em responsabilidades, seja na escolha da estratégia definida para cada situação problema, seja na identificação dos significados de acordo com as referências dadas, ou ainda na interação com o mundo.

Referência(s)