
Produção acadêmica sobre música e surdez: o que revelam as publicações brasileiras
2019; Volume: 27; Issue: 42 Linguagem: Português
10.33054/abem2019a4204
ISSN2358-033X
Autores Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo integra parte de uma pesquisa em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba (PPGEd-So), linha de pesquisa educação especial, cujo objetivo é apresentar as produções do conhecimento sobre música e surdez. O percurso metodológico baseia-se na revisão sistemática de literatura (Costa; Couto, 2014). No Brasil, desde a década de 1980, a temática música e surdez vem sendo discutida no meio acadêmico e despertado o interesse dos pesquisadores. Inserir a pessoa com perda auditiva nas possibilidades da educação musical não é apenas cumprir prerrogativas legais, mas, principalmente, empreender esforços para compreender fenômenos mais complexos, viabilizando condições concretas de empatia. A temática faz parte do estudo de pesquisadores em várias áreas do conhecimento humano. Conclui-se que ampliar a discussão e considerar as partes de dada totalidade como conhecimentos válidos pode ajudar a elaborar intervenções efetivas que favoreçam a superação do senso-senso.
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