
CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 10 Linguagem: Português
10.22409/mov.v0i10.514
ISSN2359-3296
AutoresSimone de Fátima Flach, Aldimara Catarina Delabona Brito Boutin,
Tópico(s)Political theory and Gramsci
ResumoO artigo analisa, a partir do pensamento de Antonio Gramsci, as práticas educativas desenvolvidas durante o processo de ocupação estudantil de escolas públicas brasileiras no ano de 2016. Para tanto, apresenta reflexão sobre as limitações e as potencialidades da educação formal para a construção da hegemonia subalterna; expõe sobre a relevância dos conselhos de fábrica e do partido político como elementos que subsidiam a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos para a intervenção na realidade e, por fim analisa algumas ações desenvolvidas durante as ocupações de 2016 e as suas contribuições para a formação da consciência coletiva. Ao final, conclui que as ocupações das escolas se caracterizaram como momentos formativos com vistas à transformação da realidade.
Referência(s)