Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Turismo na Terceira Idade sob a Ótica da Transformative Consumer Research

2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 29; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.1984-4867.v29i2p255-272

ISSN

1984-4867

Autores

Renata Garanito de Abreu, Letícia Moreira Casotti,

Tópico(s)

Environmental Sustainability in Business

Resumo

No curso da transição demográfica pela qual passa a população brasileira, o envelhecimento dá origem a problemas como depressão, solidão e sentimento de invalidez. Este ensaio apresenta informações que contribuem para discutir como a experiência do turismo pode dar origem ao bem-estar e melhor qualidade de vida aos grupos de consumidores da terceira idade de forma a minimizar impactos negativos do processo de envelhecimento. Defende-se aqui o uso da lente da Transformative Consumer Research (TCR) ou Teoria Transformativa do Consumidor. Essa abordagem do marketing propõe apoiar e divulgar estudos voltados à qualidade de vida e bem-estar dos consumidores e se apresenta como uma perspectiva importante para pesquisas que associem o turismo à terceira idade. Foi possível identificar lacunas teóricas e escassez de estudos que contemplem a perspectiva da TCR no contexto do turismo para esse crescente grupo da população. Uma agenda de pesquisa é proposta de forma a contribuir para estudos acadêmicos, para pesquisas de empresas e instituições que trabalham com o setor de serviços turísticos e também para fornecer informações que possam apoiar políticas públicas preocupadas com o progressivo envelhecimento da população.

Referência(s)
Altmetric
PlumX