Artigo Acesso aberto

POR UMA HISTÓRIA DAS ARTES DA CENA: WARBURG E UM CORPO PATHSFORMEL

2019; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33871/19805071.2019.20.1.2515

ISSN

1980-5071

Autores

Nirvana Marinho,

Tópico(s)

Corporeality, Perception, and Education

Resumo

A partir da historiografia proposta por Aby Warburg (1866-1929), este artigo traz como hipótese que é no Pathosformel que pode residir uma compreensão única da história das artes da cena, fazendo imagem e corpo um campo de ausências e, portanto, de conhecimento visceral, ou histórias de paixão contidas nestas. Debruçar-se sobre fragmentos e temporalidade, buscar traços de memória, rever os anacronismos possí­veis nos contam de uma historiografia de fantasmas, como chama Didi-Huberman (2013) sobre os estudos do também historiador de arte Warburg, um de seus mestres. Além da percepção das imagens, e do corpo lá nele velado, novas relações de sentido podem ressignificar nosso ofí­cio e processo de contar sobre o que não mais está presente. Com Lepecki (2017), Tavares (2017), podemos reconhecer que esse movimento já tem proposições na dança e no corpo. Com Lissovsky (2014), percebemos que o legado de Warburg é celebrar sua vida em morte.

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