Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Programação visual no ensino fundamental: o uso do Scratch

2019; Faculdade Antônio Meneghetti; Volume: 9; Issue: 14 Linguagem: Português

10.18815/sh.2019v9n14.397

ISSN

2446-6298

Autores

Ana Marli Bulegon, Vanice Hentges,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados parciais de um estudo de caso que envolve a programação visual no Ensino Fundamental a partir do uso do Scratch. Este estudo, desenvolvido no âmbito do curso de graduação em XXXXXXXXXXXXXX, teve por objetivo desenvolver conhecimentos básicos de Matemática de uma forma lúdica, aliando a programação de software às atividades de sala de aula. Os dados foram coletados a partir do uso do Scratch para o desenvolvimento de animações, jogos, histórias, etc. com crianças de 9 a 11 anos de uma escola municipal em São João do Polêsine/RS. Os resultados obtidos demonstram que a programação de software potencializou o estudo de sala de aula e a aprendizagem de conceitos de matemática; despertou a autonomia das crianças para estudos extraclasse com e sobre a tecnologia de informação e comunicação; entre outros.

Referência(s)